Pão Caseiro da Juraci

Ingredientes:
2 copos de leite
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento fresco para pão (30grs)
1/2 copo de óleo
1 colher (café) de sal
1 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Dissolver o fermento ao leite morno (nem muito quente nem muito frio para não estragar o fermento) e bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo. 

Passar a mistura batida em uma bacia e aos poucos acrescentar a farinha de trigo e sovando muito bem, talvez não necessite usar toda a farinha, verificar o ponto da massa (até desgrudar das mãos).
Faça os pães no formato que desejar e deixe a massa crescer (aproximadamente 1 hora),
(faça o teste da bolinha no copo com água, a hora que ela subir está pronto para assar).
 Leve ao forno para assar, após assado, com uma toalha de papel, passe óleo em cima dos pães para criar aquela casquinha douradinha.


*Se optar em usar o fermento para pães seco, em pó, eu recomendo o da Fleishman, um pacotinho de 15gr dele equivale à 1 kg de farinha de trigo, basta não bater ele no liquidificador, misture ele em um pouco de farinha de trigo, ai na bacia misture o liquido do liquidificador e aos poucos acrescente o restante da farinha, até desgrudar das mãos. 
 

Comentários

  1. Esse pão fica muito macio, leve, e o mais importante, não leva ovos na massa, a quantidade de óleo também é pouca, se torna uma excelente opção para o dia a dia!

    ResponderExcluir
  2. O segredo para que qualquer pão fique bem macio é sovar bem a massa, se tiver cilindro em casa não deixe de passar a massa por ele, se não tiver faça do jeitinho Brasileiro, abra bem a massa numa pedra de mármore, pode utilizar um rolo de massa para abrir ela, deixando-a bem fininha, faça isso, enrole novamente, abra novamente, isso fará o trabalho do cilindro, seu pão ficará bem macio e fofinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário