Brioche


Ingredientes
125 g de manteiga
1 tablete de fermento biológico
1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite morno
2 colheres (sopa) de água morna
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente peneiradas
3 ovos
1 colher (chá) de sal
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar
1 ovo batido para pincelar

Modo de preparo
Faça a esponja: dissolva o fermento na metade do açúcar e junte o leite e a água mornos. Mexa e acrescente um pouco de farinha peneirada até formar um mingau médio. Cubra e deixe descansar por 15 minutos.
Derreta a manteiga no fogo baixo e deixe esfriar.
Junte à esponja os ovos batidos, o açúcar restante, o sal e a manteiga. Mexa bem e adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre peneirada. Trabalhe a massa com uma colher até ficar macia e elástica e não grudar muito nas mãos,  a massa é meio molenga mesmo.
Cubra com filme plástico e deixe descansar por 2 horas ou até dobrar o volume. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e peneire um pouquinho de farinha por cima da massa.
Com um rolo enfarinhado, abra a massa em um retângulo de mais ou menos 2 cm de espessura e dobre em 3 partes, como um envelope. Cubra e deixe descansar na geladeira até o dia seguinte ou em temperatura ambiente por 2 horas.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês e outra para brioche ou use duas formas de bolo inglês. Separe a massa em 6 bolas - não se assuste, a massa é meio molenga mesmo!
Distribua 3 bolas em cada forma, fazendo com que cada bola grude um pouco na outra. Se você tiver um forma para brioche, faça com metade da massa uma bola grande e, com a outra, uma bola menor, e grude a menor em cima da maior. Ponha na forma para briche.
Deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas. Pincele com o ovo batido e asse em forno médio (200 °C) até que o brioche fique crescido e dourado. Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.

Comentários