Creme de banana

Ingredientes:
Creme: 
4 copos de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena
1 pitadinha de sal
2 gemas

Caramelo de banana:
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de água
8 dentes de cravo da índia
8 bananas caturra bem maduras cortadas em rodelas de 1,5cm

Cobertura:
2 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
Raspas da casca de 1 limão taiti

Modo de preparo:
Creme:
Numa panela coloque o leite, o açúcar, a maisena dissolvida em um pouco do leite, a pitadinha de sal e as gemas, misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar.
Coloque em um refratário, reserve.

Caramelo de banana:
Em uma panela, coloque 1 xícara de açúcar, em fogo baixo deixe caramelizar, sempre mexendo, com cuidado para não queimar.
Quando estiver todo o açúcar derretido, acrescente toda a água, coloque o restante do açúcar também e deixe em fogo baixo até o açúcar derreter bem e ficar completamente sem pedacinhos.
Coloque as bananas cortadas em rodelas de 1,5cm e mexa com cuidado, deixe dar uma fervida, mantenha no fogo por uns 15 minutos, até que a banana esteja bem cozida, não deixe que a banana se desmanche.
Deixe esfriar um pouco e coloque esse caldo de caramelo com banana em cima do creme anterior.

Cobertura:
Bata bem as claras em neve, acrescente o açúcar e as raspas da casca do limão, bata mais um pouco para misturar bem e coloque esse glace em cima do caramelo de banana, coloque primeiro em colheradas, dividindo bem em cima de todo o doce, depois com uma colher e delicadamente, espalhe essa cobertura, cobrindo toda a calda de caramelo.
Leve para geladeira.

Comentários

  1. As raspas da casca do limão pode ser colocada no glace e batido com a batedeira para misturar, o que deixará o glace com um tom de verde, ou se quiser que fique bem branquinho, somente misture as raspas, sem bater.

    ResponderExcluir

Postar um comentário